Exaltar a Palavra


Queremos compartilhar a Palavra do Senhor!
Exaltar a Palavra e o Sangue de Jesus que foi derramado na cruz!
Jesus o Caminho para o Reino de Deus!

Honra e Glórias ao Senhor!

A genuína graça de Deus

A genuína graça de Deus

O que é a graça de Deus? É a sua rica misericórdia, por causa do grande amor com o qual nos amou (Efésios 2.4). É o “favor imerecido” que nos salvou e ainda nos salva.

Isaías profetizou a respeito dessa graça que receberíamos, sem merecimento, sem custo, sem dinheiro; que faríamos parte de uma aliança eterna e do reino de Deus; e que seríamos testemunhas de Jesus para glorificar e exaltar o nome do Senhor. (Leia Isaías 55)

Nós crescemos em graça a medida que adquirimos sabedoria e conhecimento de Deus e de Jesus (a graça é multiplicada no pleno conhecimento da verdade – Leia 2 de Ped.1.2)

Quando crescemos no conhecimento de Deus, crescemos em graça. Por isso, a Bíblia diz que devemos pedir, com fé, sabedoria à Deus, em nada duvidando, e ao passarmos por várias provações, tendo a sabedoria de Deus, confirmamos a nossa fé, e então, produzimos perseverança para que sejamos perfeitos ou completos. (Leia Tiago 1.2-8)

E o que a sabedoria tem haver com a graça?
A graça é trazida na revelação de Jesus. A revelação de Jesus é Sabedoria vinda de Deus. (Leia 1 Ped.1.13)

Os sofrimentos nos revelam a genuína graça de Deus
E por que os sofrimentos revelam a Sua graça?
Porque a graça é o favor, o socorro de Deus em tempo oportuno.

Os sofrimentos por Cristo nos aperfeiçoam. As aflições do justo ou o sofrimento cristão produz perseverança e confirma a fé. Jesus foi aperfeiçoado pelo que sofreu. O que não significa que Deus nos traz o sofrimento para crescermos, claro que não, mas o passar pelas provações exige que nós nos posicionemos na Palavra de Deus e confirmemos a nossa fé.

A genuína graça de Deus é o sofrer por Cristo, por amor ao evangelho. Quando ficamos firme em Sua palavra e nos humilhamos sob a Sua poderosa mão, esperando inteiramente na Sua graça (seu favor, seu socorro, sua proteção) e resistimos firme na fé, Ele mesmo nos aperfeiçoa, nos firma, nos fortifica e nos fundamenta.

Em I Pedro 4, diz:
12 Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse;
13 Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.
14 Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus; quanto a eles, é ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado.
15 Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios;
16 Mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte.
17 Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?
18 E, se o justo apenas se salva, onde aparecerá o ímpio e o pecador?

E o que é o sofrimento cristão?
Nunca se defender (Rom.8.33), nunca revidar (Rom.12.20), nunca se vingar (Rom.12.19), nunca tratar mal por mal (Rom.12.17;21), nunca esperar ou pensar mal do outro (Rom.13.10), sofrer o dano ou a injustiça feita, sofrer por amor aos irmãos (tudo confiar, tudo sofrer, ser longânimo, ser perdoador – I Co.13), suportar ou sofrer perseguições (perseguir significa: importunar, incomodar, tratamento cruel ou injusto, atormentar, torturar – isso se enquadra nas três dimensões do homem) – Ex.: “Tratamento injusto, não só fisicamente, mas no âmbito da alma ou trazer tormentos no espírito/acusações.”

Sofrer como um cristão muitas vezes é o resultado de decisões como andar em amor, andar em piedade, isso traz muito sofrimento para a carne e para a alma que não está sendo renovada pela Palavra, porque requer uma decisão e uma atitude que nunca vai agradar a carne e alma carnal, mas para o espírito traz o amadurecimento ou crescimento (vida e paz). 

Subjugar a carne e não fazer a vontade da carne, "tomar a sua cruz" (carne) não é difícil, pois a carne é fraca, mas as vezes é doloroso. No entanto, a graça de Deus repousa sobre os seus justos, pelo que diz: muitas são as aflições/perseguições do justo, mas o Senhor de todas o livra – Sl.34.19.

Estas decisões com certeza nos levam para uma vida íntegra no Senhor e produz em nós fruto de justiça.

(II Timóteo 3.12 diz: E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.)

O crescimento na sabedoria de Deus, no pleno conhecimento da verdade é o fruto de uma vida de piedade ou santidade que multiplicará a graça de Deus em nossas vidas, pois Deus segundo a riqueza de sua graça, derramou abundantemente sobre nós sabedoria e prudência... afim de sermos para o louvor de sua glória. Nós os que temos crido em Cristo, pois para receber sabedoria e crescer em graça é preciso crer. (Leia Efésios1)

Paulo, apóstolo de Cristo, promovia a fé e o pleno conhecimento da verdade através da piedade, ou seja, uma vida em santidade.

Leia: Tito 1.1 - PAULO, servo de Deus, e apóstolo de Jesus Cristo, para promover a fé dos eleitos de Deus, e o pleno conhecimento da verdade, que é segundo a piedade,

(Caminhamos para o pleno conhecimento da verdade quando vivemos em santidade e este é o desejo de Deus Pai).

É preciso aprender a receber!
Como a graça nos assiste?
Humilhando-nos em Deus.
Humilhar-se na mão de Deus e esperar inteiramente no seu favor, sabendo que Deus é quem nos defende, e isso nos traz um peso de glória. Entender que pela Sua graça somos salvos o dia todo. Entender o que quer dizer: "fomos entregues como ovelhas para o abate!"

Cristo sofreu como uma ovelha muda perante seus tosquiadores... sofrer calado, isso é desfrutar e esperar inteiramente na graça de Deus. E Ele é fiel e nos assiste poderosamente.

I Pedro 5
6 Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;
7 Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
8 Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
9 Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.
10 E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.
11 A ele seja a glória e o poderio para todo o sempre. Amém.
12 Por Silvano, vosso fiel irmão, como cuido, escrevi abreviadamente, exortando e testificando que esta é a verdadeira graça de Deus, na qual estais firmes.
13 A vossa co-eleita em Babilônia vos saúda, e meu filho Marcos.
14 Saudai-vos uns aos outros com ósculo de amor. Paz seja com todos vós que estais em Cristo Jesus. Amém.

"Retenhamos a graça"
Hebreus 12.28
28 Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade;

Vivemos em piedade, santidade, e retemos a graça de Deus em nós e ela se multiplica (Leia II Co.4.15). Nós não podemos ser abalados, embora muitas vezes somos atribulados, ficamos perplexos, somos perseguidos. 

"Recebemos um reino que não pode ser abalado, por isso não desanimamos, ainda que o homem exterior se corrompa (a carne seja destruída), mas o homem interior se renova de dia em dia."

Portanto, tomai de toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mal e, depois de terdes vencido tudo permanecer inabaláveis.” (Ef.6.13)

Que a graça e a paz do Nosso Senhor Jesus Cristo se multiplique em sua vida!