O que é ser imparcial diante das situações adversas que se apresentam para nós?
Ser imparcial diante das situações não é ser o juíz, sabemos que o Juiz é Deus, nós não fomos chamados para julgar e sim para amar, andando em misericórdia e verdade. Ser imparcial não é ser intransigente, não é ser o dono da razão, não é ser soberbo por estar certo, ou por achar que está certo. Ser imparcial é ficar com a Palavra. Ser imparcial é praticar a Palavra. Sem imparcial é deixar Deus está na frente de tudo, é ser dependente dEle em todas as circunstâncias. Deus julgará; viva em obediência e santidade. Viva com imparcialidade a palavra de DEUS.
E o que a Palavra diz?
Ser imparcial é não sacrificar a justiça ou a verdade por causa de considerações particulares. É não tomar partido; Ser justo, reto, equitativo.
Provérbios 21
2 Todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o SENHOR sonda os corações.
3 Fazer justiça e juízo (bom siso) é mais aceitável ao SENHOR do que SACRIFÍCIO.
A sabedoria que vem do alto é perfeita e é nesta sabedoria que temos que andar.
Tiago 3.17-18
17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial, e sem hipocrisia.
18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz.
Considere isso: Se você quer colher o fruto da justiça, então, precisa semear justiça andando em paz! Muitos estão querendo colher justiça, porém semeiam injustiça e estão em guerra! Agora releia o verso 18.
Porque está escrito...
O Reino de Deus é Justiça, Juízo e Equidade. (Isaías 11)
O Reino de Deus é Justiça, Paz e Alegria. (Romanos14.17)
Pense que : O Reino de Deus é Semente, Amor (dá o crescimento) e Água (dá vida). (Mateus 13.24 ...O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo - a Palavra é a semente) - Jesus lançou a Semente. A Água - E.S, Espírito de Cristo encheu-nos, nos regou e o Amor - Deus, nos deu o crescimento.
Pense que : O Reino de Deus é Poder, Amor e Equilíbrio. (I Tess. 1-5; I Co. 4.20) Porque Deus não nos deu o espírito de medo, mas de fortaleza -"a alegria do Senhor é a nossa força", e de amor, e de moderação - equilíbrio. (II Timóteo 1.7)
A sabedoria nos conduzirá ao entendimento. A sabedoria nos guiará em todas as boas veredas. Ela nos iluminará. Então, viveremos no Reino dando muitos frutos de justiça.
Medite nestes versos também:
Provérbios 1.3
3 Para se receber a instrução do entendimento, a justiça, o juízo e a eqüidade;
Provérbios 2.9
9 Então entenderás a justiça, o juízo, a eqüidade e todas as boas veredas.
A base do Reino de Deus, o fundamento no qual devemos estar alicerçados, arraigados é em amor. Só o Amor pode fazer justiça e juízo com equidade. Deus é Amor. Estejamos arraigados e apegados em Deus.
Salmos 89.14
14 Justiça e juízo são a base do teu trono; misericórdia e verdade (equidade) irão adiante do teu rosto.
Jesus nos dá o exemplo de vida que devemos viver, Ele é justiça e nEle fomos feitos por Deus verdadeira justiça e santidade (Ef.4.24). O juizo é o bom senso, nos conduzindo em paz, sendo o árbitro do nosso coração (Col.3.15). A misericórdia e a verdade juntas são a equidade que é a alegria no Espírito Santo, igualdade = equilíbrio = moderação;
Pelo que diz: Saireis com alegria e em paz sereis guiados. (Is.55.12), por isso bondade e misericórdia nos seguirão (Salmos 23.6).
Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade. (Efésios 5.9) - Estou certa de que : Deus Pai = bondade / Jesus o Filho = justiça / Espírito Santo = espírito da verdade
Então o Sua Palavra me disse:
I Timóteo 5.21
21 Conjuro-te diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, e dos anjos eleitos, que sem prevenção guardes estas coisas, nada fazendo por parcialidade.
Para viver no Reino de Deus seja imparcial em viver a Palavra de Deus. Jesus vive! Ele reina!!